UM SERVO A SERVIÇO DE DEUS !



sábado, 28 de janeiro de 2017

Temer a Deus, Sinônimo de Sabedoria !



Servi ao Senhor com Temor, 
e alegrai-vos com Tremor” - Sl 02.11

Conceito de Temor – No sentido geral, temor significa : Medo, receio ou sentimento respeitoso. Quando se aplica esta interpretação a vida cristã, há uma maior amplitude nesse sentido de respeito, que pode ainda ser traduzido como : 

Maneira de não desagradar, forma de reverenciar e prestar honras.
Em nosso cotidiano, costumamos fazer muita coisa, correndo riscos, nos aventurando em situações perigosas, nos expondo a desafios desconhecidos, sem que o medo seja capaz de interferir em nossas decisões, não é verdade ?

Em nossa vida cristã, o temor a Deus, que aqui vamos resumir em sentimento respeitoso e obediência à sua palavra, digamos assim, nos leva a uma vida de proximidade e santificação com o Senhor, servindo-o com uma consciência livre, na plenitude da liberdade que o  evangelho de Jesus nos garante, conforme ele mesmo disse :

Jo 08.36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Ser livre em Deus, é temer a ele, sabendo de sã consciência o que deve ou não fazer. O evangelho, ao contrário do que alguns pensam, não oprime, não é uma cartilha de proibições, nem um manual de regras impossíveis de serem cumpridas. O evangelho é liberdade,  e ser liberto é obedecer e seguir ao Senhor, a melhor escolha que se pode fazer.

O apóstolo Paulo falou sobre isto de forma categórica : 1 Co 10.23  Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 

Servir ao Senhor com temor, não é sentir medo de Deus, se esconder, enganar, disfarçar. Servir com temor é se sentir livre na plenitude que essa liberdade nos proporciona.

Servi ao Senhor com Temor, 
e alegrai-vos com Tremor

Conceito de Tremor – O sentido bíblico de tremor neste texto, segundo alguns estudiosos bíblicos, quer dizer : Alegrar-se com toda a sua força, estremecer de contentamento pelo privilégio de ser servo. Há pessoas que se alegram, mas quase ninguém sabe da sua alegria, outros, fazem de seus momentos felizes, algo que contagia a todos à sua volta. Esses se alegram com Tremor !

A recomendação do salmista é a seguinte : Servi ao Senhor com Temor, isto é : Com submissão e entusiasmo, considerando o senhorio de Deus em sua vida. E em seguida, ele completa dizendo : Alegrai-vos com Tremor.

Temer a Deus e viver nele e para ele, é o modelo de vida que não pesa demais como alguns possam pensar. O que pesa na vida do homem é o peso do pecado, o sentimento de culpa, as acusações da mente, a falta de paz, o medo e a insegurança de como será a sua vida após a morte. Temer a Deus e viver para ele é leve, suave e altamente compensador :

Ø Jesus disse em Mt 11.30 ... o meu jugo é suave e o meu fardo é leve

Ø O sábio Salomão discorrendo sobre o Temor a Deus, disse : Pv 01.07 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (ciência), os loucos desprezam a sabedoria e a instrução (ensino)

Ø Temer a Deus é servi-lo espontaneamente, não pelo que ele faz, mas, pelo que ele é para nós. Temer a Deus é crucificar a carne, negar-se a si, tomar a sua cruz e seguir ao mestre.

Ø Alegrar-se com Tremor, é acima de tudo, festejar as suas bênçãos de forma compartilhada, de modo que o nosso testemunho fale mais alto, e o mundo possa ver que tememos a Deus, pelo que somos, já que a maior pregação é o nosso testemunho de vida.

      Servi ao Senhor com temor, e 
        alegrai-vos com tremor

  Pastor Eduardo Silva, para o quadro 
DEGUSTANDO A PALAVRA
          

Nenhum comentário: