UM SERVO A SERVIÇO DE DEUS !



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Deus nos conhece como Ninguém !


Deus nos conhece como Ninguém
Sl 139.01-24

Vers. 01 Senhor, tu me sondas e me conheces.

Vers. 02 Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento

Vers. 16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe (sem forma, em fase embrionária), e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia

Vers. 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos.

Vers. 24 E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (Salmo de Davi)

Vers. 04 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.

Vers. 05 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.

Vers. 06 Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.

Vers. 07 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.

Vers. 08 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face ?

Vers. 09 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.

Vers. 10 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

Vers. 11 Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.

Vers. 12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;

Vers. 13 Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.

Vers. 14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

Vers. 15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.

Vers. 16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

Vers. 17 E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!

Vers. 18 Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.

Vers. 19 Ó Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue.

Vers. 20 Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão. 
Vers. 21 Não odeio eu, ó SENHOR, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti ?

Vers. 22 Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.

Vers. 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.

Vers. 24 E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Sondar e ConhecerSondar é investigar, ter conhecimento nos minimos detalhes. Conhecer é estar devidamente informado.

Sl 139.01 Senhor, tu me sondas e me conheces.

Sondar e Conhecer – Sondar é investigar, ter conhecimento nos minimos detalhes. Conhecer é estar devidamente informado sobre algo.

Jr 17.10 Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações

Esquadrinhar – Quer dizer, Investigar, pesquisar, perscrutar, observar, estudar, analisar

Pv 21.02 Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações

Sl 103.14 Pois ele conhece a nossa estrutura ; lembra-se de que somos pó.

Mt 10.30 E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.

Jo 10.14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

Sl 139.02 Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento

ASSENTAR” NA BIBLIA :

Esta expressão do salmista Davi neste salmo 139, pode ser interpretada como :

Ø Desanimo
Ø Cansaço
Ø Fadiga
Ø Inquietação

Jo 04.06 E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.

Ø Jesus em sua natureza humana, se cansou, e assentou-se junto da fonte de Jacó

Ø A sua passagem por ali resultou na Salvação da mulher Samaritana e dos habitantes de Samaria

Ø Éra-lhe necessário passar por Samaria

Texto completo : Jo 04.01-30

Mc 10.46 Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.

Ø Desanimado da vida humilhante que vivia como um pedinte de esmolas

Ø Cansado pelo fato de não enxergar, ser um deficiente visual

Ø Fadigado pela discriminação que enfrentava no seu dia a dia

Ø Inquieto pela insegurança que esse quadro lhe proporcionava

Assim Bartimeu assentou-se à beira do caminho, muito provavelmente :

Ø Sem nenhuma companhia ilustre

Ø Sem ninguém para ouvir seus questionamentos

Ø Sem pessoas que lhes fossem solidárias

Texto completo : Mc 10.46-52

Gn 21.15-16 E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.

Vers. 16 E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.

Ø Agar foi expulsa com o filho Ismael, da casa de Abraão

Ø Toda herança dela era um odre de água e alguns pães

Ø Mesmo sendo também filho da promessa de Deus, Ismael era um filho órfão de um pai vivo

Ø Lá se vão mãe e filhos errantes (sem saber aonde ir, sem qualquer direção definida no deserto de Berseba)

Ø Acabando a água, ela pôs Ismael debaixo da árvore, na sombra, seguro, e  assentou-se angustiada

Texto completo : Gn 21.14-19

 “LEVANTAR” NA BIBLIA :

Esta expressão do salmista Davi neste salmo 139, pode ser interpretada como :

Ø Ação
Ø Atitude
Ø Determinação
Ø

At 03.06 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.

Ø Um coxo que era colocado ali todos os dias, à porta do templo

Ø Cabisbaixo pedia esmolas (não podia olhar no rosto das pessoas que ele abordava)

Ø Talvez desejasse entrar no templo, mas o deixavam apenas na porta

O templo é um lugar tão especial e abençôado, que Davi desejou não apenas estar ali cultuando a Deus, mas, quis morar nele

Sl 27.03-05 Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.
Vers. 04 Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei : que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.

Vers. 05 Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; por-me-ás sobre uma rocha.

Texto completo : At 03.01-08

DEUS NOS MANDA PARAR COM :

Ø O desanimo
Ø O cansaço
Ø A Fadiga
Ø A Inquietação

SINTOMAS DE QUEM ESTÁ ASSENTADO...

Mt 06.25, 31 e 34 Por isso vos digo : Não andeis cuidadosos (ansiosos) quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário ?

Vers. 31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos ?

Vers. 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Sl 46.10 Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.

Pv 12.25 A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.

DEUS QUER QUE NOS LEVANTEMOS :

Ø De todo desanimo
Ø De todo cansaço
Ø De toda fadiga
Ø De toda inquietação
Ø De todo medo
Ø De toda insegurança
Ø De toda falta de fé
Ø De toda incredulidade

Pv 24.16  Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal.

Lc 15.18-19 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;

Vers. 19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.

Jo 05.08 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. (O paralitico do tanque de Betesda).

At 12.07 E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo : Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. (Pedro na Prisão).

Obs : Ilharga – Lado ou parte lateral do corpo.

DEUS NOS CONHECE COMO NINGUÉM !

Sl 139.02 Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento

Entender nosso pensamento é algo
pertinente só a Deus

Sl 139.05 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.

Ø Deus conhece até quando eu não falo nada, e fico em silencio

Sl 139.08 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face ?

Vers. 09 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.

Vers. 10 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

Vers. 11 Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.

Vers. 12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;

Vers. 13 Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
Tudo de nós Deus Vê, sabe e conhece

Sl 34.15 Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.

Pv 05.21 Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas.

Pv 15.03 Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.

NÃO HÁ COMO SE ESCONDER DOS OLHOS DE DEUS

Jr 23.24 Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja ? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR.

Sl 139.16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

Ø Deus viu meu corpo quando ele ainda nem tinha uma forma definida
Ø Deus já ali escrevia em seu livro sobre mim

Sl 139.24 E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Ø Davi quis saber de Deus se realmente estava andando no centro da sua vontade - vê se há em mim algum caminho mau

Ø E deixou com o Senhor, a direção completa de sua vida - guia-me pelo caminho eterno

Petrolina, 22 de Janeiro de 2012


AD Ebenézer (Pr EDUARDO SILVA)

Nenhum comentário: