UM SERVO A SERVIÇO DE DEUS !



sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A Oração é a Chave que abre todas as Portas !


A ORAÇÃO É A CHAVE QUE ABRE 
TODAS AS PORTAS !  - 1 Rs 18.30, 36 e 37

V. 30 Então, Elias disse a todo o povo : Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do Senhor
que estava quebrado.

V. 36 Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse : Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas.

V. 37 Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu, Senhor, és Deus e que fizeste tornar
o seu coração para trás.

ACABE REINA SOBRE ISRAEL E CASA-SE 
COM JEZABEL – 1 Rs 16.29-30

E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel em Samaria, vinte e dois anos

E fez Acabe, filho de Onri, o que era mal aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antres dele.

ACABE – Foi o sétimo rei de Israel, que reinou 22 anos depois do seu pai, Onri. Jezabel sua mulher, levou o povo a adorar ídolosDeus mandou o profeta Elias falar contra ele. 1 Rs 16.29-34 – 17.01-07

ELIAS PREDIZ CONTRA ACABE E É
SUSTENTADO PELOS CORVOS  – 1 Rs 17.01-07

PREDIZDo verbo dizer. Elias disse por antecipação (em forma de profecia), tudo o que ia suceder com o reinado de Acabe.

V. 01. Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe :Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.

Obs.  a) Tisbita, significa que Elias era natural da cidade de Tisbe, em Gileade.

b) O significado e importância dessa profecia, torna-se mais claro, quando sabemos que aqueles que cultuavem Baal, (principal deus da fertilidade em Canaã), acreditavam que ele controlava a chuva. Então, Elias mexeu com o coração do baalismo, ao afirmar que o Deus de Israel é quem controla o clima.

V. 02 Depois, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo :

V. 03 Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Queirite, que está diante do Jordão.

V. 04 E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.

V. 05 Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor, porque foi e habitou junto ao ribeiro de Queirite, que está diante do Jordao.

V. 06 E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.

Obs. Não é comum urubu voar à noite...

V. 07 E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.

Obs. Não se conhece a localização de Queirite. Evidentemente esta área não estava sob a jurisdição de Acabe.

A VIÚVA DE SAREPTA – 1 Rs 17.08-16

SAREPTA – Cidade fenícia situada 13 km ao norte de Sidom

V. 08 Então, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo :

V. 09 Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali  a uma mulher viúva que te sustente.

V. 10 Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse : Traze-me, peço-te numa vasilha um pouco de água que beba.

V. 11 E, indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse : Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão.
Obs. Elias estava com saudade do pãozinho dos Urubus...

V. 12 Porém ela disse : Vive o Senhor, teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.
Obs. A viúva estava quebrada na emenda. Era pobre de Jó...

V. 13 E Elias lhe disse : Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porem faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho.
Obs. Elias sugeriu que ela dividisse a massa, de modo que o bolo desse para os três...

V. 14 Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel : A farinha na paneja não se acabará, e o azeite na botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.

V. 15 E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.

O FILHO DESSA VIÚVA ADOECE E MORRE !
Mas o profeta Elias o ressuscita – 1 Rs 17.17-24

1-A mulher desesperada, diz que o profeta veio à sua casa para matar o seu filho...
2-Elias clamou ao Senhor  e o menino ressuscitou...
3-Ai, a mulher reconheceu que o profeta Elias era
um homem de Deus...

O MINISTÉRIO DE UM HOMEM DE DEUS, PRECISA SER ACOMPANHADO DE SINAIS

Mc 16.17 E estes sinais seguirão aos que crerem : em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas linguas;

Mc 16.18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

Ref.  Jesus, respondendo a dois dos discípulos de João Batista, disse-lhes : “Ide e anunciai a João o que tendes visto e ouvido : os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho” Lc 07.22.

Obs.  Jesus refere-se aqui aos pobres de espírito...

PASSADOS TRÊS ANOS SEM CHUVA, 
ELIAS FOI A ACABE ! -  1 Rs 18.01-02, 17-21

V. 01 E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do Senhor veio a Elias no terceiro ano, dizendo : Vai e mostra-te a Acabe, porque darei chuva sobre a terra.

V. 02 E foi Elias mostrar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria.

V. 17 Sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe Acabe : És tú o perturbador de Israel ?

V. 18 Então, disse ele : Eu não tenho perturbardo a Israel, mas tú e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes os baalins.

V. 19 Agora, pois, envia, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem da mesa de Jezabel.

V. 20 Então, enviou Acabe os mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo.

MONTE CARMELO – Era o pico, o ponto mais alto de uma cadeia de montanhas que se estendia ao sudeste, partindo da costa do mar mediterrâneo. Sobre essa montanha, os cananeus haviam construído santuários para as divindades pagãs, relacionadas ao clima. Esse era, portanto, o lugar ideal para uma confrontação, para mostrar a superioridade do Senhor sobre Baal.
Obs.  A batalha se daria no terreiro inimigo.

V. 21 Então, Elias se chegou a todo o povo e disse : Até quando coxeareis entre dois pensamentos ? Se o Senhor é Deus, segui-o; e, se Baal, seguí-o. Porém o povo lhe não respondeu nada.

A ORAÇÃO É A CHAVE QUE ABRE
TODAS AS PORTAS !

ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL
1 Rs 18.22-40

V. 27 E sucedeu que, ao meio-dia, Elias zonbava deles e dizia : Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; porventura, dorme e despertará.

V. 28 E eles clamavam a grandes vozes e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme o seu costume, até derramarem sangue sobre si.

V. 30 Então, Elias disse a todo o povo : Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do  Senhor, que estava quebrado.

1-Sacrifício com o altar quebrado, Deus não recebe nem responde !
2-Orar sem consertar o altar, de nada adianta. A oração não chega à Deus !
3-Antes de sacrificar ou orar, temos que acertar o altar !

REPARAR O ALTAR, SIGNIFICA :

1-Observá-lo atentamente...
2-Ver o altar cuidadosamente...
3-Consertá-lo de alguma avaria...

JESUS, INTELIGENTEMENTE, DISSE :

a)     Aos seus discípulos no Getsêmani :

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca Mt 26.41

b)    Falando sobre a Vigilância, em seu Sermão Profético :

Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo Mc 13.33
Obs. VIGIAR – Quer dizer, estar atento, olhando, observando, guardando, protegendo...

V. 31 E Elias tomou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo : Israel será o teu nome.

V. 32 E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois, fez um rego em redor do altar; segundo a largura de duas medidas de semente.

V. 36 Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse : Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas.

V. 37 Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tú, Senhor, és Deus e que tu fizeste tornar o seu coração para trás.

V. 38 Então, caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.

V. 39 O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse : Só o Senhor é Deus ! Só o Senhor é Deus !

V. 40 E Elias lhes disse : Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom e ali os matou.

ELIAS AGORA, DIRIGE-SE A ACABE !
1 Rs 18.41-46

V. 41 Então, disse Elias a Acabe : Sobe, como e bebe, porque ruído há de uma abundante chuva.
Obs. Acabe deveria estar jejuando a seu deus...

V. 42 E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e meteu o seu rosto entre os seus joelhos.
Obs. Elias, muito provavelmente foi entregar o seu sacrifício a Deus.

V. 43 E disse ao seu moço (não se sabe o seu nome) : Sobe agora e olha para a banda do mar. E subiu, e olhou, e disse : Não há nada. Então, disse ele. Torna lá sete vezes.

V. 44 E sucedeu que, à sétima vez, disse : Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então, disse ele : Sobe e dize a Acabe : Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te apanhe.

V. 45 E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro e foi para Jezabel.

V. 46 E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jezabel.

JEZABEL AMEAÇA ELIAS ! – 1 Rs 19.01-21
Acabe contou tudo o que acontecera a Jezabel, que enfureceu-se

ACABE DEVE TER-LHE DITO :

1-Minha filha, esse homem não é brincadeira, não...
2-Querida, voce precisava ver a cara dos nossos profetas, foi um vexame só...
3-Meu amor, uma coisa é certa, esse homem é homem de Deus e temos um grande problema...
4-Foi um fracasso total, perdemos de uma leva só, oitocentos e cinquenta profetas...

ELIAS TOMOU TRÊS ATITUDES
ANTES DE ORAR :

1-REUNIU O POVO – Então, Elias disse a todo o povo : Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele... 1 Rs 18.30A

Ref. Sl 133.01 Oh ! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união...

2-REPAROU O ALTAR – E reparou o altar do Senhor que estava quebrado 1 Rs 18.30B

3-EDIFICOU O ALTAR – (Reconstruiu) – E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois, fez um rego em redor do altar; segundo a largura de duas medidas de semente 1 Rs 18.32

ONDE EXISTE UNIÃO :

1-DEUS MANIFESTA A SUA GLÓRIA – At 02.44, 46 e 47

V. 44 Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.

V. 46 E perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.

V. 47 Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

2-O ESPÍRITO DE CONTENDA CESSA – Gn 13.08
E disse Abraão e Ló : Ora, não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque irmãos somos.

3-O NOME DO SENHOR É GLORIFICADO – 1 Rs 18.37

Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu, Senhor, és Deus e que fizeste tornar o seu coração para trás.

TRÊS ASPECTOS DA ORAÇÃO DE ELIAS :

1-MANIFESTE-SE HOJE QUE
TÚ ÉS DEUS EM ISRAEL !

Elias queria que, através daquele milagre, o nome do Senhor Deus fosse glorificado.

1 Rs 18.36A Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse : Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel...

ELIAS PODERIA TER DITO EM
SUA ORAÇÃO :

Ø MANIFESTE-SE HOJE, que tú estais comigo...

Ø MANIFESTE-SE HOJE, que eu sou Elias, o teu profeta...

Ø MANIFESTE-SE HOJE, que eu tenho autoridade sobre esses deuses...

2-E QUE EU SOU TEU SERVO !

Elias entendia que, para ver milagres ele não podia ostentar outro status senão o de Servo de Deus.

1 Rs 18.36B Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse : Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo...

Sl 143.11 Vivifica-me ó Senhor, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia.

Sl 143.12 E, por tua misericórdia, desarraiga os meus inimigos e destrói a todos os que angustiam a minha alma, pois sou teu servo.

3-E QUE CONFORME A TUA PALAVRA !

Elias entendia que aquele milagre era respaldado pela
palavra do Senhor.

Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse : Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas.

Gn 01.03 E disse Deus : Haja luz. E houve luz.

Sl 33.06 Pela palavra do Senhor foram feitos os céus. E todo o exército deles, pelo espírito da sua boca.

O MILAGRE SÓ ACONTECE, QUANDO :

1-RECONHECEMOS O SENHORIO DE DEUS !

2-ADMITIMOS QUE SOMOS APENAS SERVOS !

3-CREMOS NO PODER DA SUA PALAVRA !

Is 43.02 Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortos; quebrarei as portas de bronze e despedaçarei os ferrolhos de ferro.

1 Co 16.09 Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários.

Ap 03.07 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve : Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre.

Ap 03.08 Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.

ORAÇÕES QUE ABRIRAM
GRANDES PORTAS !

A oração de ANA – 1 Sm 01.09-19

A oração de DAVI – Sl 51.01-19

A oração de EZEQUIAS – Is 38.01-05

A oração de JONAS – Jn 02.01-10

A oração da IGREJA PRIMITIVA por Pedro – At 12.05-17

Pastor Eduardo Silva

Nenhum comentário: