UM SERVO A SERVIÇO DE DEUS !



terça-feira, 18 de outubro de 2011

Estudo Bíblico - Uma Visão em três Dimensões !

Uma Visão em três Dimensões
Is 06.01-08 – Mc 12.28-31
Is 06.01-08 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
Vers. 02 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
Vers. 03 E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
Vers. 04 E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
Vers. 05 Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
Vers. 06 Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
Vers. 07 E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
Vers. 08 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia : A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu : Eis-me aqui, envia-me a mim.
Mc 12.28-31 Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe : Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
Vers. 29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é : Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Vers. 30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças ; este é o primeiro mandamento.
Vers. 31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
QUEM FOI O REI UZIAS ?

2 Cr 26.03 Era Uzias da idade de dezesseis anos quando começou a reinar e cinquenta e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolias, de Jerusalém.
2 Cr 26.04 E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Amazias, seu pai

2 Cr 26.05 Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, sábio nas visões de Deus; e, nos dias em que buscou o Senhor, Deus o fez prosperar

NO FIM DO SEU REINADO, O REI UZIAS SE DESVIOU DA PRESENÇA DE DEUS

2 Cr 26.16 Mas, havendo-se fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.
1) Queimar incenso no altar do Senhor era uma tarefa específica do Sacerdote
2) Por esse ato impensado e precipitado, Uzias foi severamente repreendido pelo Sacerdote Azarias, acompanhado de outros oitenta sacerdotes do Senhor
2 Cr 26.17 Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e, com ele, oitenta sacerdotes do Senhor, varões valentes.
2 Cr 26.18 E resistiram ao rei Uzias e lhe disseram : A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isso para honra tua da parte do Senhor.
2 Cr 26.19 Então, Uzias se indignou e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso; indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na Casa do Senhor, junto ao altar do incenso.
2 Cr 26.20 Então, o sumo-sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressuradamente o lançaram fora da Casa do Senhor;  e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o Senhor o ferira.
2 Cr 26.21 Assim ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da Casa do Senhor; e Jotão, seu filho, tinha a seu cargo a casa do rei, julgando o povo da terra.

A VISÃO DE ISAIAS SE DEU NA ÉPOCA EM QUE O REI UZIAS MORREU
Ø  Israel vivia dias dificeis no aspecto espiritual...
Ø  O povo se distanciou de Deus por conta de sua liderança negligente...
Ø  Seu lider, por irresponsabilidade espiritual, levou toda uma nação ao fracasso...
Pv 11.14 Não havendo sábia direção, o povo cai, mas, na multidão de conselheiros, há segurança

ISAIAS VIVENCIOU TRES EXPERIENCIAS QUE MUDARAM A SUA VIDA :
Ø  Isaías viu o Senhor - Is 06.01 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
Ø  Isaías se viu – Is 06.05 Então disse eu : Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
Ø  Isaías viu o próximo – Is 06.08 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia : A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu : Eis-me aqui, envia-me a mim.
Is 06.07 E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
Ø  Isaias tinha uma boca suja, imunda, imoral, indecente
Sl 141.04 Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.
Pv 04.24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios
Repetindo : Is 06.07 E com a brasa tocou a minha boca, e disse : Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado...
INIQUIDADE = Quer dizer, qualidade ou caráter de iníquo, ato malvado, perverso, cruel em relação a Deus, segundo este texto.

Pv 11.20  Abominação ao SENHOR são os perversos de coração, mas os de caminho sincero são o seu deleite (o seu prazer, a sua alegria).
SAUL -  Foi um exemplo de homem perverso, que praticou todo tipo de iniquidade, de quem o Espírito de Deus se afastou.
1 Sm 16.14 E o Espírito do SENHOR se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do SENHOR.

Amizade com o mundo gera inimizade com Deus, que odeia essa associação do seu povo com as trevas

2 Co 06.14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas ?
Tg 04.04 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
A DIRERENÇA ENTRE PECADO E INIQUIDADE
Ø  Pecado é um cancer benígno
Ø  Iniquidade é um cancer maligno
O pecado separa o homem de Deus. A Iniquidade cria inimizade entre Deus e o homem.
DAVI SABIA DA INPORTANCIA DE TER A PRESENÇA DE DEUS NA VIDA

Sl 40.11 Não retires de mim, SENHOR, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.

PECADO = Quer dizer, Transgressão da Lei do Senhor, tudo que faz separação entre Deus e o homem.

DAVI CONFESSOU O SEU PECADO E PEDIU PERDÃO AO SENHOR
Sl 51-01-10 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Vers. 02 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
Vers. 03 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Vers. 04 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
Vers. 05 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
Vers. 06 Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
Vers. 07 Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Vers. 08 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
Vrs. 09 Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
Vers. 10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Vers. 11 Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Vers. 12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
Obs : Não por acaso Davi foi um homem segundo o coraçao de Deus...At 13.22b
... Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade
ISAIAS VIU O SENHOR – Quem vive a experiencia de ver o Senhor, a sua vida muda. Ver o Senhor, é :
Ø  Ter uma real experiencia com Deus...
Ø  Conhecê-lo de perto...
Ø  Se permitir mudar, nascer de novo, ser de fato uma nova criatura...
ISAIAS SE VIU – Depois de ter visto o Senhor, ele fez uma auto análise (uma reflexão) de sua vida, caiu em si, e entendeu que precisava de uma mudança rápida e radical. Isaias compreendeu, que :
Ø  Precisava da misericórdia do Senhor para ser sarado
Ø  Necessitava do auxilio de Deus para ser transformado
Ø  Da forma como ele estava, seu futuro era o mais incerto possivel

ISAIAS VIU O PRÓXIMO Depois de ver o Senhor e se ver, se auto avaliar, Isaias pôde ver algo à sua volta o seu próximo.
Mc 12.28-31 Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe : Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
Vers. 29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Vers. 30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças ; este é o primeiro mandamento.
Vers. 31 E o segundo, semelhante a este, é : Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Jesus foi claro, simples e direto : "Resumiu Tudo no amor a Deus e ao Próximo"!

Rm 13.10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. (Considerações do apóstolo Paulo).
Jo 13.34 Um novo mandamento vos dou : Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. (palavras de Jesus)
1 Jo 02.09 Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
1 Jo 03.14-15 Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.
Vers. 15 Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.
CRISTIANISMO, É : DEUS, EU E O PRÓXIMO
QUAL A IMPORTÂCIA QUE O SEU PRÓXIMO TEM PARA VOCE ?
Ø  O seu parente
Ø  O seu familiar
Ø  O seu vizinho
Ø  O seu colega de trabalho
Ø  O seu amigo da escola
Ø  Os irmãos da sua igrega
Ø  Os seus lideres
Ø  Os seus desconhecidos
Ø  Os seus inimigos
VOCE PENSA NELES, SE IMPORTA COM ELES, ORA POR ELES, QUER O BEM DELES ?
ENCERRAR CANTANDO : CORPO E FAMILIA !
Petrolina-Pe, 18 de Setembro de 2011.
Pastor EDUARDO SILVA

Nenhum comentário: